MENSAGENS RECEBIDAS NO IRMÃO TOMÉ DURANTE A 4ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA
Caros companheiros e companheiras,
Meu abraço fraterno e minha expressão de imensa alegria em poder dirigir-lhes essas modestas palavras – simples em seu contexto – mas que brotam do fundo do meu coração emocionado.
Trazer o tema educação para reflexão é eixo norteador dessa Semana Espírita, significa que já compreendemos que sem ela, seja intelectual e moral, não há como se pensar num futuro melhor, em relacionamentos pautados no respeito, amor e carinho.
O insigne Codificador Allan Kardec, espírito de grandeza maior incontestável, dedicou toda a existência ao trabalho educativo. Inicialmente, mirando-se no exemplo de Pestalozzi, perfila-se no trabalho da educação intelectual, mas defendendo sempre que dever-se-ia aliar ao ensino das letras e dos números valores morais que pudessem auxiliar os educando na vida em sociedade. Na função de mestre, interessava-se pelo caráter, conduta e caminhada daqueles que estavam sob sua responsabilidade na condição de aprendizes!
Deparando-se com os fenômenos das mesas girantes, extrai de tais fenômenos uma doutrina integral, calcada em bases sólidas, e destaca a importância maior do Espírito, foco primordial do processo educativo. Educação que se processa ao longo das existências, amorosamente amparadas pela misericórdia divina.
Como exalta o Codificador, há necessidade urgente de educar-se para educar. Alerta aos pais para a missão educativa que Deus lhes confia quando recebem em seus lares, espíritos filhos de Deus. Baseando-se na pedagogia de Jesus, coloca a educação moral da criatura como urgente e inadiável.
Muitos pensadores, certamente, trouxeram suas contribuições para este campo – o da educação. Não podemos menosprezar tais contribuições, contudo, amigos e amigas, todas focam no homem material. A educação proposta por Jesus e que Allan Kardec retoma como proposição educativa espírita dirige-se ao Espírito imortal, criado por Deus simples e ignorante, mas fadado a atingir a perfeição pelo trabalho que desenvolve o intelecto e pela aquisição de tesouros da alma, pelo trabalho do amor.
Não devemos nos furtar a grande tarefa educativa que a Doutrina nos conclama a realizar, Hoje, como ontem e sempre, permanece atual a afirmativa do antigo filósofo – eduque-se a criança e não será necessário punir o homem.
Educar é amar!
Amar é preparar para a vida espiritual e material!
Preparar para vida material e espiritual é conduzir para a compreensão da transitoriedade da primeira e da imortalidade da segunda.
Compreensão que leva a criatura a discernir com clareza e sem temor o que é de César e o que é de Deus.
Eduquemos consoante a luminosidade dessa Doutrina que nos ampara e sustenta! Eduquemos nas letras e livros, mas, principalmente, eduquemos no Evangelho de Jesus. O trabalho é gigantesco, mas maior será o galardão daqueles que perseverarem até o fim.
Educação!! Chave mestra da felicidade e da paz que todos buscamos, pois somente a criatura bem educada no bem será capaz de viver e conviver harmoniosamente, enxergando no outro seu irmão. Eduquemos! Cooperemos com Jesus!

Um educador.

( Mensagem recebida em 14/04/2011 na 4ª Semana Espírita de Vitória-ES, por Jacira Abranches Silva Leite ).

=========================================================================
=========================================================================

Queridos amigos,

Pulsa nosso coração de alegria e entusiasmo por perceber o esforço, o carinho e a determinação com que os companheiros de ideal se congregam para propiciar a encarnados e a nós – desencarnados, este banquete de amor e luz.
Não há porque duvidar que somente a junção de esforços poderá consolidar a união de todos nós espíritas. E unidos teremos o vigor necessário para levar sempre e cada vez mais adiante a mensagem consoladora e sublime desta Doutrina de luz e amor.
Dificultar, por melindres ou personalismo, que a mensagem do Cristianismo Redivivo alcance aos corações dos homens da Terra, estejam onde estiverem, é prestar um desserviço ao Mestre Maior, timoneiro da barca terrestre.
Doutrina educativa alcança, quando bem conduzida e divulgada, corações e mentes. E é responsabilidade de todos prosseguirem neste trabalho sem esmorecimento ou titubeios, pois ao cumprirmos o compromisso que livremente assumimos no plano espiritual, alegramos corações e transformamos a base da sociedade que, compreendendo o objetivo da existência, pautar-se-á pela fraternidade plena, base da união e respeito entre todos.
Estamos juntos neste trabalho, gratos por sermos distinguidos por tal honraria maior, porquanto nada é maior e mais nobre do que servir ao amoroso Mestre Jesus! Avante! Sem desfalecimentos ou fraquejo! A hora é agora, não é possível mais postergarmos a responsabilidade assumida!
Jesus nos abençoe.

ANTONIO LUGON
 
( Mensagem recebida em 14/04/2011 na 4ª Semana Espírita de Vitória-ES, por Jacira Abranches Silva Leite )